APRENDA A USAR MADEIRA DE FORMA SUSTENTÁVEL

18/jul

APRENDA A USAR MADEIRA DE FORMA SUSTENTÁVEL

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Papel.
  • Plástico.
  • Madeira.

Até pouco tempo atrás, essas palavras designavam apenas alguns tipos bastante comuns de matéria-prima; hoje, descrevem alguns dos principais inimigos ambientais.

Nem todos, contudo, são ruins para o meio-ambiente; não é porque você usa madeira ou plástico que você está necessariamente agredindo a natureza.

Que fique claro: não estamos questionando o impacto ambiental de certas práticas, tal qual o uso em demasia dos plásticos de uso único (como aquele contido em uma garrafa d’água descartável); nossa intenção é apenas dizer que há formas de usar esses materiais sem prejudicar o meio-ambiente.

A madeira, por exemplo, pode ser uma matéria-prima sustentável quando extraída e utilizada de forma consciente.

Não acredita? Pois então continue lendo o texto que preparamos e veja formas de utilizar madeira de forma sustentável em obras e outras aplicações.

POR QUE A EXTRAÇÃO DE MADEIRA PODE SER PREJUDICIAL?

A extração de madeira se torna prejudicial quando ocorre em excesso.

Justamente por isso, foram criadas reservas ambientais; a idéiaé separar algumas áreas que não devem, em hipótese alguma, ser desmatadas.

Muitas empresas desonestas, contudo, burlam a lei e desmatam quase tudo aquilo que encontram pela frente.

Nesse momento a extração se torna um problema.

Sendo assim, existem duas formas de garantir que a extração de madeira aconteça de forma controlada:

Primeiro, regulamentação, fiscalização e punição; é preciso que o governo estabeleça regras rígidas para proteger as reservas e as faça cumprir de forma implacável.

Segundo, por meio do uso consciente daquilo que é extraído; isso pode até parecer algo irrelevante, porém quando usamos uma matéria-prima ao máximo, diminuímos a necessidade de que ela seja novamente extraída em um curto período de tempo, o que é suficiente para que a vegetação natural volte a crescer e não haja necessidade de desmatar ainda mais áreas.

Fora isso, é importante lembrar que a madeira é um material orgânico; se for deixada ao relento ou descartada incorretamente, ela irá apodrecer e tornar-se um material deletério, que trará danos severos ao meio-ambiente.

Assim, é seguro dizer que se alguns setores da sociedade, como o da construção civil, por exemplo, reaproveitasse a madeira que sobra nas obras, seria possível não apenas poupar milhares de hectares de vegetação, mas também purificar a natureza.

MAXIMIZANDO O APROVEITAMENTO DA MADEIRA

Ainda no tema do reaproveitamento da madeira, separamos abaixo alguns exemplos de uso criativos e poucos conhecidos para que você seja capaz de usar essa matéria prima ao máximo:

 

  • Plantio: as lascas de madeira podem ser misturadas com serragem para se criar um poderoso e eficiente tipo de fertilizante;
  • Decoração: móveis rústicos, feitos de madeira reciclada estão na moda; é possível criar um banco, um criado-mudo ou até mesmo uma estante com caixotes usados de fruta, dentre uma série de outras coisas;
  • Fabricação de móveis: boa parte da madeira que sobra em obras e outras atividades é moída e transformada em chapas de MDF, que, por sua vez, são transformadas em móveis.

PRECISA DE AJUDA? CONTE COM A LAJOTEIRO!

A Lajoteiro é uma empresa tradicional, que há décadas atua no segmento da construção civil. Ainda assim, não abrimos mão de estar alinhados às principais tendências da atualidade e trabalhar para conscientizar o máximo de pessoas possível.

Portanto, seja qual for a sua necessidade, não hesite em falar conosco; faremos o que estiver ao nosso alcance para ajudá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *