Como construir um telhado colonial

27/jan

 

Hoje em dia muitas pessoas optam por trabalhar em seus próprios projetos de reforma e construção e neste caso, em um telhado colonial. Abaixo você terá acesso a dicas, materiais e tudo mais que você precisa saber para construir você mesmo um telhado colonial de uma maneira profissional que não deixará nada a desejar aos grandes profissionais do ramo. Vamos lá?

  • Atente para o projeto

Uma das grandes razões para se conseguir um projeto de sucesso é atentar para a estrutura, algo que pode evitar problemas futuros, por isso, preste muito atenção. É preciso ter tudo calculado, desde a dimensão do telhado até a quantidade de peso que a estrutura suportará para não ocorrer envergação ou quebra de vigas.
E para isso, saiba que cada tipo de viga ou caibros são destinados para um determinado fim, por isso é necessário atenção desde o início do projeto, conhecer os materiais que serão utilizados, caso contrário, ficará um telhado mal projetado, além dos problemas acima pode ocorrer acumulo de água de chuva ou infiltrações. Então, antes de sair comprando os materiais necessários, certifique-se da qualidade e destino dos materiais, a Lojateiro durante anos oferece as melhores opções na compra de materiais para telhado, vale a pena conferir .

  •  De olho na estrutura

A estrutura precisa ser dimensionada por engenheiros justamente pelo fato de ser importante na sustentação de todo peso, todos os materiais utilizados nesta parte essencial para o sucesso de seu telhado precisam se encaixar perfeitamente, todos os caibros, vigas, tesouras e ripas, não podem em hipótese alguma ter qualquer falha em seus encaixes, caso aconteça o sucesso de sua empreitada poderá correr sérios riscos.
Uma estrutura mal feita e mal calculada pode criar barrigas em seu telhado, além desse problema, apodrecimentos acontecem, mas, nada que não possa ser resolvido com a assistência de um profissional conhecedor de seu trabalho. Saiba que telhados podem ser reforçados e reformados.
Outro ponto importante para o sucesso é observar os cuidados e atenções destinados aos materiais que farão parte da estrutura, não é novidade para ninguém que o grande inimigo da madeira são os cupins, por isso, atente-se para esse detalhe e procure empresas sérias e idôneas que trabalham com material de qualidade e com produtos tratados. Também é preciso saber que, a madeira em si sempre precisa de cuidados, você não pode simplesmente erguer seu telhado e esquecê-lo, é preciso mantê-lo em boas condições e atentar para os cuidados periódicos.

  • Protegendo a cobertura

Outro ponto importante que vale a pena investir para um resultado ainda mais positivo é não esquecer da subcobertura. É ela a responsável por uma durabilidade maior e todas as vantagens de um telhado sobre nossas cabeças. A subcobertura protege o telhado da umidade e ainda atende como isolamento térmico, algumas, devido suas características pode ficar um grande tempo sem manutenção, isto é, caso precisarem. As mantas por exemplo podem trazer uma proteção garantida ao seu telhado.

  • As telhas

Muitas vezes olhamos para um telhado e achamos bonito, claro, jamais lembramos que debaixo daquelas belas formas existe uma estrutura para dar sustentabilidade. Um ponto de extrema importância para quem prefere o charme de um belo telhado. As telhas são tão importantes quanto a estrutura, afinal de contas, não adianta investir todo seu dinheiro na estrutura e economizar nas telhas, uma das partes mais importantes para um telhado de sucesso.
A estrutura pode sofrer com as mudanças climáticas, no entanto, é de uma forma indireta pois não está exposta ao tempo, já as telhas, são eles que protegem o interior de uma casa de dias chuvosos ou de muito calor, mudanças radicais podem danificar ou diminuir o tempo útil do material, por isso é necessário produtos de qualidade com quem realmente entende do assunto.
Mas qualidade não faz milagre e as telhas precisam de uma certa atenção, por isso é necessário passarem eventualmente por reparos e manutenção, algo comum são os fungos que acabam se proliferando e que podem ser tirados com água sanitária e uma boa escovada em sua superfície, outro ponto importante para se observar é a sua própria região, dependendo do fator climático, caso haja muitos ventos, nada melhor do que prendê-las com fios para evitar o destelhamento.
O uso de hidrofugantes ajudam na hora da impermeabilização, algo importante para barrar a água sem formar marcas na peça.
Agora, é aconselhável nunca comprar o número exato de telhas, é sempre aconselhável comprar um pouco mais para futuras manutenções, telhas rachadas ou danificadas é sempre aconselhável trocá-las pelo mesmo modelo e se possível, até mesmo pelo mesmo lote para manter o padrão do telhado.

  • Caso tenha alguma dúvida, procure um profissional

Já salientamos da importância de uma estrutura bem feita e de telhas de qualidade e que combinem com o tipo de projeto que tem em mãos. Agora, caso surja algum problema em alguma de suas partes, a melhor coisa a ser feita é consultar um profissional capacitado para auxilia-lo na resolução de seu problema. Hoje em dia, diante de algum impasse ou dúvida, a maioria das pessoas recorrem a internet para resolver, porém, é sempre mais aconselhável procurar ajuda de um profissional que verá o problema com outros olhos, sem mencionar que, com certeza, mediante a sua seriedade e experiência, poderá dar uma solução mais rentável e correto para seu problema.

  • Armação de outros materiais

Caso prefira um outro tipo de armação para o seu telhado é recomendado as metálicas, no entanto, antes que pense que é melhor devido aos encaixes e tudo mais, saiba que, o grande inimigo desse tipo de estrutura são as soldas. Uma estrutura mal soldada para acarretar um futuro problema na estrutura, ferrugem ou corrosão, afinal de contas, elas estarão sofrendo as ações do tempo de alguma maneira. É aconselhável que, qualquer tipo de estrutura passe por uma inspeção de cinco em cinco anos para evitar problemas muito maiores para seu lar.
Caso tenha uma dessas estruturas e já percebeu uma certa corrosão, saiba que existem maneiras de contornar tal problema, basta lixar a peça e utilizar o jateamento abrasivo que limpará a superfície além de remover toda oxidação e impureza. Outra dica importante é a pintura com tinta poliuretânica.

  • Dicas sobre cuidados com seu telhado

Observar é algo que pode garantir transtornos maiores, por isso, caso note algum pedaço de telha no quintal ou uma goteira, não hesite para consertar. Outro ponto é destelhamento ou desalinhamento, que pode ocasionar diversos incômodos e também o embarrigamento da estrutura, se por ventura observar algum desses problemas, antes de correr para arrumar, observe o tempo para evitar possíveis contratempos no quesito meteorológico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *