COMO AS TELHAS INFLUÊNCIAM A TEMPERATURA INTERNA DE UM IMÓVEL?

10/nov

O QUE É A TELHA CERÂMICA RESINADA E QUAIS SUAS APLICAÇÕES?

 

Construir ou reformar não é algo que deve ser feito de forma leviana.

Trata-se de uma atividade que consome tempo e dinheiro.

Para não desperdiçar tais recursos, é importante planejar muito bem cada detalhe de seu projeto; nesse sentido, muitas pessoas erram; elas priorizam estética à funcionalidade. Com isso, acabam escolhendo algo que elas acham bonito em detrimento daquilo que traria mais benefícios para sua obra.

No caso da escolha das telhas isso é especialmente relevante; muitas pessoas se confundem com a grande quantidade de tipos de telha disponíveis e acabam não prestando atenção em detalhes importantes, como por exemplo o conforto térmico que uma determinada telha será capaz de proporcionar.

O conforto térmico, aliás, é um dos fatores que mais devem ser levados em consideração no momento da escolha da telha, haja vista que vivemos em um país tropical, no qual é comum a ocorrência de variações bruscas de temperaturas, com os dias se tornando muito quentes ou muito frios em questão de horas.

Ficou curioso? Veja abaixo como cada tipo de telha impacta o conforto térmico de sua casa e não erre ao fazer sua escolha.

TIPOS DE TELHA E SEU IMPACTO TÉRMICO

A telha de cerâmica, concreto e vidro são alguns dos tipos mais encontrados nas edificações brasileiras. Veja abaixo suas características:

  • CERÂMICA: esse tipo de telha é, possivelmente, uma das mais comuns; ela é utilizada há décadas. Ela oferece bom conforto térmico, porém é porosa e pesada, requerindo uma boa estrutura para sustentá-la;
  • CONCRETO: o concreto é um material que apresenta baixo índice de condutividade térmica. Logo, não esquenta o ambiente facilmente. Elas são mais pesadas que as de cerâmica, porém não são porosas, não havendo risco de que elas venham a sobrecarregar a estrutura do telhado em dias de chuva;
  • VIDRO: as telhas de vidro são translúcidas, portanto elas permitem uma alta incidência de luz solar; para aqueles que desejam telhas que não vão esquentar o ambiente talvez essa não seja a melhor opção.

Além das telhas supramencionadas, existe, também, a telha térmica; ela é um tipo de telha feito com chapas metálicas de aço ou alumínio e possuem um tipo de material isolante em seu interior.

Esse tipo de telha pode proporcionar até 95% de isolamento térmico, além de excelente isolamento acústico.

As telhas térmicas são mais planas que as demais, exigindo baixa inclinação, então nem sempre elas são as mais indicadas para o projeto.

DICA: ATENTE-SE À COR

A capacidade de isolamento térmico de uma telha irá variar significativamente de acordo com a sua cor.

Sendo assim, é recomendável que aqueles que desejam uma casa mais fresca optem por cores claras de telha.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO!

Conforme visto, existem incontáveis tipos de telhas no mercado, cada qual com suas vantagens e desvantagens.

Se você ainda não está certo acerca de qual é o tipo ideal de telha para seu projeto, entre em contato com a Lajoteiro; nossa equipe poderá lhe aconselhar sobre qual é a solução ideal para o seu projeto.

Se já sabe qual telha irá adquirir, também não deixe de falar conosco; somos uma empresa com ampla tradição não apenas na comercialização de diferentes tipos de telhas, mas também de uma série de outros produtos.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *