Existe um tipo ideal de telha para o telhado?

21/ago

Existe um tipo ideal de telha para o telhado?Existe. Cada telhado possui um tipo de telha que se adéqua melhor a ele, e, apesar do ato de escolher a telha, ser deixado de lado por todo o processo de construção da casa ou edificação, vindo a acontecer somente no final, o ideal é que a cobertura seja, sempre, planejada desde o início do projeto.

Outro ponto importante, na colocação das telhas é quanto à instalação e a inclinação indicada no produto. Respeitar a inclinação natural do produto evita incômodos com relação às mudanças bruscas de tempo, ao excesso de calor e as ventanias. Uma telha instalada sem a inclinação apropriada pode, facilmente, ser arrancada pelo vento. Quanto à instalação, é importante que as bordas das telhas estejam fixadas junto à estrutura do telhado.

Agora, falemos de alguns tipos de telhas.

As telhas de barro, também chamadas de telhas de cerâmica, são as mais antigas que se pode encontrar e, ainda, as mais utilizadas em residências, Brasil afora. Entre as vantagens que essas telhas proporcionam, estão uma melhor vedação e conforto térmico, além de serem visualmente mais bonitas.

Existe muita procura no mercado atual pelas telhas de concreto, graças a sua durabilidade e, também, ao seu conforto térmico. O fato dessa telha exigir menos madeiramento, ajuda na economia de estrutura e, consequentemente, no aumento da sua procura.

Talvez, o único ponto que conte contra elas, seja o fato de que precisam passar por uma manutenção anual, por serem mais pesadas, possuírem muitos poros e estarem suscetíveis a umidade. Uma limpeza, uma vez por ano, nesse caso, se faz necessária.

Em contra-partida, dependendo da importância ao resultado estético que você der à cobertura da sua casa, ou mesmo a importância que o fator térmico tiver nesse processo, a telha de concreto pode ser uma boa escolha, uma vez que é possível realizar mais inclinações com ela.

Quando as telhas, em seu estado natural, receberem uma camada colorida, para proteger e embelezar sua aparência, você pode ter certeza que se tratará de uma telha esmaltada, que ganha em qualidade e resistência ao envelhecimento precoce, que costuma atingir as telhas naturais. Esse processo de esmaltação é realizado sobre as telhas, durante a queima no forno, tornando-as vitrificadas.

Entre as vantagens de se optar por essa telha, pode-se destacar a sua grande impermeabilidade, a extensa variedade de cores e o fato dela não desbotar com o tempo.

Comentários
11 comentários
  1. boa tarde;
    vou aproveitar este espaço p/ tirar uma dúvida, gostaria de saber se a telha esmaltada de fábrica , se faz necessário a aplicação de resina depois de um certo tempo, e a sua duração aproximadamente até que comece a encharcar, pois já tive sérios problemas com as de fibrocimento, aquelas sem amianto.

    1. Boa tarde, Luiz Claudio!

      Agradecemos o seu contato e interesse em nosso produtos!

      Quanto às suas dúvidas, existem, no mercado, telhas fabricadas com diversos materiais, como: Telha de Barro, de Concreto, Vidro, Aço, Plástico, Fibrocimento, etc.

      O Lajoteiro, preferencialmente, comercializa Telhas de diversos tipos, Certificadas:
      a) ABNT NBA 15.310/2005
      b) INMETRO
      c) CCB – Centro Cerâmico do Brasil

      OBS.: 1) Existe um grande número de fabricantes de Telhas, que não têm suas marcas Certificadas, ou seja, de acordo com as Normas acima, sendo assim, nós, do Lajoteiro, optamos por produtos selecionados entre fabricantes experientes e bem conceituados, cujas telhas sejam bem “queimadas”, bitolas (medidas) padronizadas e pontuais em seus prazo de entrega;
      2) Os modelos mais procurados são: Telhas de Barro Branco, div. tipos marca. Cerâmica Legítima Ouro Preto em SC. Telhas de barro Vermelho Tipos: Romana-16pçs/m2 e Americana-12,5pçs/m2 da cidade de Laranjal Paulista – SP.

      Sobre sua dúvida em relação a aplicação de resinas em telhas esmaltadas, pode ficar tranquilo, pois não é preciso aplicar nenhuma resina. As telhas de barro “Esmaltadas a Fogo”, que não podem ser confundidas com as telhas “resinadas”, tornam-se impermeáveis por consequência deste sistema, que é similar ao sistema de fabricação de “Azulejos”

      O “Hidrofugante” que vem sendo recomendado principalmente para telhas de barro natural, é um produto relativamente novo no mercado, mas devido suas características de penetração no substrato, tem sido aceito e bem recomendado por nossos Clientes.

      Qualquer outra dúvida ou informação que queira, por favor, entre em contato conosco, por um de nossos números: +55 11 5031-9144
      +55 11 5031-8071
      +55 11 5031-5814
      +55 11 5031-9630

      O Lajoteiro agradece sua visita!

      Atenciosamente,

    1. Boa tarde, Sylvia!

      Os modelos mais indicados para casas com características neoclássicas que podem ser, facilmente, encontrados em nosso mercado, são esses:

      Telha Francesa-16pçs/m2 e Telha Germanica-40pçs/m2

      Caimento:
      Telha Francesa: Mínimo = 34% sobre comprimento de ate 4,0ml da respectiva
      área plana. Aumentar 2% no caimento para cada metro linear a mais na extensão da base plana;

      Telha Germânica: Mínimo = 40% sobre comprimento de ate 4,0ml da respectiva
      área plana. Aumentar 2% no caimento para cada metro linear a mais na extensão da base plana;

      O Lajoteiro agradece o seu contato e interesse! Qualquer outra dúvida que tenha, por favor, entre em contato conosco!

      Atenciosamente,

    1. Boa tarde, Regis! Obrigado pela confiança e visita ao nosso site!

      Qual a dúvida sobre telhas vitrificadas, que você tem?

      Atenciosamente,

  2. Prezados,

    queria informações sobre as telhas esmaltadas (Terracota) da ICETEC. Vocês comercializam delas? São as melhores que existem no mercado atualmente?

    Qual telha é melhor: as esmaltadas da ICETEC ou as telhas hidrofugadas da Laranjal? Ouví dizer que não é bom tampar os poros das telhas como no caso das esmaltadas e que as hidrofugadas não obstruem os poros. Poderiam me esclarecer?

    1. Olá Luciene Maria Silva,

      Não comercializamos a telha TERRACOTA GRES ESMALTADA da ICETEC, por isso nada temos a informar sobre esse produto em específico.

      As telhas TERRACOTA GRES ESMALTADA estão sendo produzidas por diversas indústrias e em breve, nós do Lajoteiro inicializaremos a comercialização desse produto, cujo fabricante ainda não foi definido.

      Não há como comparar a telha tipo TERRACOTA ESMALTADA GRES com as telhas de barro
      hidrofugadas, independente da indústria que as fabrique.

      As telhas de barro natural são absorventes. A evolução técnica no setor nos permite optar por alguns tipos de telhas:

      • Naturais – barro natural sem qualquer tratamento para vedação dos poros;
      • Esmaltadas – barro natural impermeabilizado a fogo ou resina poliéster;
      • Hidrofugadas – resina hidrofugante ou óleofugante.

      Esmaltação e Hidrofugação são tratamentos diferentes, porém consegue-se obter o mesmo resultado: a “Vedação dos Poros”.

      Para diminuir a “Carga térmica” em um ambiente, será necessário isolar não só o telhado, como principalmente as paredes externas.

      Esperamos haver esclarecido suas dúvidas, para mais detalhes ligue: (11) 5031-9630.

      Atenciosamente,
      Lajoteiro

  3. Srs, boa tarde.

    Minha dúvida é: estou construindo um sobrado que recebe boa ensolação todo o dia. Quero usar uma telha que me de economia no madeiramento, presença é claro, e que não precise de manutenção anual. Que tipo vocês podem me vender? A cobertura é de 270 m2 com inclinação de 40%. Ainda não entendo bem a vantagem de telha cerâmica ou a de cimento.

    Aguardo e desde já agradeço

    1. Boa tarde, Elias!
      Encaminhamos a sua dúvida para o nosso departamento comercial.
      Caso você tenha mais alguma dúvida, favor deixar um novo comentário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *