EXTRAINDO MADEIRA DE FORMA SUSTENTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

11/set

EXTRAINDO MADEIRA DE FORMA SUSTENTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL

A madeira é um insumo valioso para a construção civil.

Também, pudera; ela é usada para uma ampla gama de finalidades nesse setor, tal qual a fundação da casa, o suporte das telhas e até mesmo a fabricação de móveis e outros itens correlatos.

Justamente por isso, faz décadas que a extração desse material ocorre de maneira desenfreada; diariamente ele é extraído em quantidades superiores à recomendada.

Sendo assim, é absolutamente natural que boa parte das pessoas acreditem que a madeira é um insumo que deve ser deixado de lado pelo bem do planeta.

Isso, contudo, é uma opinião um tanto quanto radical; há formas de extrair madeira sem agredir o meio-ambiente.

Não acredita? Pois então confira o texto que preparamos e descubra como é possível continuar usando madeira na construção civil sem acabar com o meio-ambiente.

ESCOLHA O FORNECEDOR ADEQUADO

Durante muitos anos a extração de madeira ocorreu sem qualquer tipo de controle ou regulamentação; valia tudo para conseguir o insumo necessário.

Hoje, contudo, a situação é um tanto quanto diferente; é verdade que ainda existem muitas empresas fazendo a extração de maneira incorretada madeira, mas há também aquelas que se preocupam e tentam agir da forma certa, trabalhando apenas com madeira de reflorestamento.

Para aqueles que não sabem, madeira de reflorestamento é aquela advinda de locais especificamente desenvolvidos para extração; em tais áreas, sempre que uma árvore é derrubada, outra é plantada em seu lugar.

Vale ressaltar, ainda, que em tais áreas costuma-se dar preferência para as árvores que são capazes de crescer rápido. Assim, mesmo havendo a extração, há sempre árvores novas crescendo. Com isso, há uma manutenção da quantidade de área verde de nosso planeta.

Na dúvida, portanto, adquira madeira apenas de fornecedores responsáveis; é importante que eles sejam capazes de garantir a procedência de seus produtos.

DESCARTE CORRETAMENTE

Outra maneira de garantir que a extração da madeira seja feita de forma sustentável é descartando corretamente aquilo que não será mais utilizado.

Explica-se: a madeira é um tipo de material que pode, muitas vezes, ser reaproveitado; a madeira que está sendo retirado do telhado de uma casa, por exemplo, pode dar origem a um móvel rústico ou mesmo à adubo.

Quando esse aproveitamento ocorre, diminui a demanda por madeira nova e, com isso, dá-se tempo para que as árvores cresçam novamente e a floresta se recomponha entre cada extração.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO

A Lajoteiro é uma empresa com ampla tradição no setor da construção civil.

Sendo assim, entendemos melhor do que ninguém a importância das práticas sustentáveis para a perenidade de um negócio.

Se você está pensando em construir ou reformar, portanto, não hesite; fale conosco e descubra de que forma podemos lhe ajudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *