FOGÃO À LENHA: ELEMENTO INDISPENSÁVEL EM UM SÍTIO

25/mai
Categorias:

Como limpar um fogão a lenha 1Após descobrir o fogo, o homem começou a procurar formas de canalizar seu poder e aproveitar melhor o seu potencial, em especial para cozinhar alimentos.

Não é de se espantar, portanto, que pouco depois tenha aparecido as primeiras versões de fogão à lenha de que se tem notícia – a princípio, um mero buraco no chão, sobre o qual se colocavam pedras que canalizavam o poder das chamas.

Ao longo dos séculos seguintes, no entanto, o fogão à lenha evolui consideravelmente, até se tornar um ícone da culinária.

Hoje em dia, existem fogões mais modernos, porém o fogão à lenha continua firme e forte, ainda chamando à atenção de milhares de pessoas.

POR QUE INVESTIR NESSE TIPO DE FOGÃO?

Se você está considerando um fogão à lenha para seu sítio mas ainda não está plenamente seguro de sua decisão, saiba que esse tipo de fogão trás vantagens tanto estéticas como práticas.

Pelo lado estético, você terá um fogão charmoso, que será capaz de conferir ao ambiente um ar de aconchego; trata-se de um elemento histórico, que está intimamente ligado à nossas raízes, sendo capaz de evocar lembranças e sentimentos profundos – para muitos, aliás, a simples visão de um fogão à lenha é suficiente para abrir o apetite.

Pelo lado prático, por sua vez, trata-se de um instrumento culinário excepcional, que é capaz de assar alimentos de uma forma diferenciada e conferir ao mesmo um sabor único e marcante.

O RETRÔ ESTÁ NA MODA

Durante muitas décadas o fogão à lenha era a única opção daqueles que desejavam cozinhar. Hoje em dia, no entanto, existem opções mais modernas, como os fogões à gás e os elétricos. Por que, então, investir em um fogão à lenha?

Porque o retrô está na moda. Sim, o fogão à lenha é um objeto histórico, que teve seu auge em uma outra era, porém ainda hoje ele possui um charme e um apelo único, que leva milhares de pessoas a desejá-lo (ainda que tenham opções mais modernas à sua disposição).

COMO FAZER UM FOGÃO À LENHA?

Um fogão à lenha é consideravelmente menos complexo que um elétrico ou à gás. Isso, no entanto, não quer dizer que é fácil construí-lo.

Sem dúvida, apesar de a estrutura de um fogão à lenha ser menos complexa que a dos fogões modernos, para construí-lo é preciso contar com mão de obra especializada; se ele for mal feito, o calor não irá se dissipar da forma devida, os alimentos irão cozinhar de forma desigual e acidentes graves podem vir a ocorrer.

Se você deseja construir um fogão à lenha em seu sítio, portanto, busque o apoio de uma empresa especializada, como a Lajoteiro, por exemplo, que possui mais de 40 anos de experiência de mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *