Lajotas e sua utilização em construções

23/abr
Categorias:

Lajotas e sua utilização em construçõesPara construir uma casa, escritório, um ponto comercial ou outro ambiente qualquer, vários materiais são usados, como tijolos, areias, cimento entre outros. Um elemento que está frequentemente presente em muros é a lajota. É difícil achar uma construção na qual a lajota não tenha sido usada.

A de 8 furos recebe também o nome popular de “tijolo baiano”. É a preferida para a construção de muros simples. Com custo baixo e bom rendimento, diminui o custo da produção. Além disso, tem fácil manuseio, o que facilita a vida do trabalhador. Porém, o bloco é mais estreito e dependendo do local no qual a construção for feita, se for ruas nas quais a passagem de caminhões e ônibus for intensa, ela pode sofrer abalos devido à trepidação do solo. Em média, se gasta 25 peças por metro quadrado.

Já a lajota que possui 9 furos é mais larga do que a de 8 furos. Isso faz com que ela dê mais sustentação ao muro ou à parede do que o tijolo baiano, ou seja, tolera melhor a trepidação existente em ruas muito movimentadas.

O fato de ela ser mais larga faz com que a parede tenha mais sustentação, pois a parede terá uma maior área de apoio. Porém, ela é mais cara do que a lajota com 8 furos, o que encarecerá o valor final da obra.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *