QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LAJOTA VITRIFICADA E A SEMI-VITRIFICADA?

25/mar
Categorias:

QUAL A DIFERENÇA ENTRE A LAJOTA VITRIFICADA E A SEMI-VITRIFICADA?

A maior parte das pessoas sabe o que é uma lajota.

Nem todas, contudo, conhecem a versão vitrificada dessa estrutura.

Quem dirá, então, a semi-vitrificada.

Para aqueles que são fãs do visual desse tipo de acabamento, contudo, conhecer essas outras versões é mandatório.

Pensando nisso, a equipe da Lajoteiro resolveu elaborar um texto explicativo para esclarecer o que é a lajota vitrificada, assim como a sua diferença da semi-vitrificada.

LAJOTA VITRIFICADA: O QUE É ISSO?

Tecnicamente falando, dá-se o nome de lajota vitrificada àquela que foi exposta a silicatos compostos em uma determinada etapa de sua fabricação.

Na prática, é apenas o nome de um tipo de lajota que parece ser feita de vidro.

Ela é feita da seguinte forma: primeiro, a argila é moldada.

Na sequência, ela é colocada para secar; nessa etapa, ela perde bastante água.

Feito isso, ela é levada ao forno e queimada; aqui, obtém-se o chamado biscoito; nesse ponto já é possível notar algumas das principais características do produto final, tal qual a rigidez e a resistência.

Uma vez realizada a queima inicial, a peça é novamente levada ao forno; agora, é colocado certos óxidos metálicos juntos dela; durante esse processo, a peça irá adquirir aparência de vidro; daí o nome vitrificada.

E QUANTO A SEMI-VITRIFICADA?

O resultado final da lajota vitrificada irá variar conforme o tipo de óxido que será colocado no forno em conjunto com a lajota; por meio desse processo, é possível até mesmo mudar a cor da lajota.

Assim, dependendo da quantidade e do tipo de óxidos colocados no fogo, é possível deixar a lajota semi-vitrificada; nesse caso, ela fica um pouco menos brilhante que a outra; dependendo do ponto de vista, ela irá parecer uma lajota normal ou de vidro.

Sabe quando você compra tinta e pode escolher entre fosco, semi-brilho e brilho? É praticamente a mesma coisa, porém com lajota; a fosca é a convencional; a semi-brilho a vitrificada e a brilho a vitrificada.

DÚVIDAS? FALE CONOSCO

Ainda ficaram dúvidas? Não hesite em contatar a Lajoteiro.

Somos uma empresa com ampla experiência de mercado, que há anos oferece o que existe de melhor não apenas em matéria de lajota, sejam elas vitrificadas ou não, mas também em diversos outros tipos de produtos, tal qual tijolos, telhas e afins.

Seja qual for a sua necessidade, portanto, a Lajoteiro tem a solução!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *