SAIBA TUDO A RESPEITO DE TIJOLO À VISTA

10/jul
Categorias:

Você já viu alguma parede de tijolo à vista?

Antes que você pergunte, deixemos algo claro: não estamos falando aqui de uma parede que está quebrada, com o tijolo aparente, mas sim de uma parede na qual o tijolo é deixado à mostra por questões estéticas.

Se a resposta para nossa pergunta foi sim, é provável que você tenha chegado até esse texto justamente para entender como essa parede é feita; nesse caso, você veio ao lugar correto; a seguir iremos explicar o que torna esse tijolo diferente dos demais.

Caso ela tenha sido não, fique tranquilo; nós explicamos quais as vantagens desse tipo de parede – ele é, afinal, a última moda em matéria de decoração.

QUAIS AMBIENTES PODEM RECEBER ESSE TIPO DE DECORAÇÃO?

A maior parte das pessoas que constrói uma parede de tijolo aparente deseja dar a sua casa um aspecto rústico.

Isso, contudo, não quer dizer que ele possa ser usado apenas nesses ambientes; o tijolo à vista tem sido usado tanto em locais tradicionais, que são mais rústicos, como também em ambientes contemporâneos, funcionando como uma bela quebra – há uma série de arquitetos, aliás, dando charme aos ambientes justamente atrás dessa quebra de estilo e padrão.

Sendo assim, com um pouco de cuidado e bom gosto pode-se dizer que a parede de tijolo à vista fica bem em qualquer tipo de ambiente.

QUAL DEVE SER O ACABAMENTO DA PAREDE DE TIJOLO À VISTA?

O rejuntamento desse tipo de tijolo pode ser feito de três formas. São elas:

  • JUNTA CHEIA: para esse tipo de acabamento é importante que a argamassa fique nivelada com o tijolo; o resultado final é uma superfície quase que plana;
  • JUNTA FRISADA: aqui retira-se o excesso de rejunte para que ela fique abaixo do nível do tijolo. Dessa forma, há profundidade entre as peças;
  • JUNTA SECA: nesse caso, a argamassa não aparece; a impressão é a de que os tijolos foram apenas colocados um por sobre o outro.

QUAL TIJOLO É UTILIZADO NESSE TIPO DE PAREDE?

Muitas pessoas acreditam que pode-se utilizar qualquer tipo de tijolo nesse tipo de parede; para elas, tijolo é tudo igual, portanto não haverá diferença.

Isso, contudo, não poderia estar mais equivocado.

Se você quer um visual de tijolo aparente autêntico, que transmita uma sensação genuína de antiguidade,é preciso buscar tijolos feitos em fogo à lenha. Isso é relevante a medida que os tijolos feitos nesse tipo de fogo são queimados de forma diferente, o que faz com que eles tenham um visual único.

As olarias modernas, contudo, não trabalham dessa forma; o tijolo que elas fazem é laminado; mesmo a mais poderosas das máquinas é capaz de reproduzir a rusticidade de um tijolo feito em forno à lenha.

Sendo assim, para se fazer esse tipo de forno é importante buscar fornecedores de qualidade, que sejam especializados verdadeiramente em tijolo à vista e não em qualquer tipo de tijolo.

Nessa hora, portanto, nossa recomendação é a de que você entre em contato com a Lajoteiro, uma empresa que já acumula 29 anos de experiência nesse mercado, sendo uma das poucas que está apta a comercializar o autêntico tijolo aparente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *