TELHA DE BARRO OU CONCRETO? ENTENDA A DIFERENÇA!

15/jul

No mercado existem incontáveis tipos de telha.

Também, pudera; esse tipo de estrutura varia não apenas em forma, mas também em composição; é possível encontrar telhas em uma infinidade de formatos e materiais.

As mais comuns, no entanto, são as de barro e as de concreto.

Muitas pessoas, contudo, não sabem diferenciá-las; é óbvio que elas estão cientes de que uma é feita de barro e a outra de concreto; o que cada uma delas agregará em matéria de vantagens e desvantagens a uma residência, contudo, é pouco conhecido.

Sendo assim, resolvemos preparar um apanhado de informações para ajudá-lo a entender a diferença entre esses dois tipos de telha.

TELHA DE BARRO: UM CLÁSSICO ATEMPORAL

A telha de barro é o modelo mais antigo e tradicional que existe; ele é utilizado há décadas na construção civil.

Sua fabricação é quase artesanal; a argila precisa ser preparada, moldada e então aquecida antes de endurecer e se transformar na telha em si.

Suas principais vantagens são:

  • Ótimo custo-benefício
  • Ampla distribuição; pode ser encontrada com facilidade;
  • Boa adequação a maior parte dos climas;
  • Bom isolamento termo-acústico;
  • Leveza; quando comparada a outros tipos de telha, como a de concreto, o peso por metro quadrado da telha de barroé significativamente menor;
  • Beleza rústica; ela propicia um visual bucólico à edificação.

Já no que diz respeito a desvantagens:

  • As telhas de barro precisam ser levadas ao forno para endurecer. Por isso, pode ocorrer de haver uma leve deformação ou variação nas telhas, o que atrapalhar um pouco na hora de fazer a montagem do telhado;
  • Tais telhas são consideravelmente frágeis.

TELHA DE CONCRETO: PRATICIDADE ACIMA DE TUDO

A telha de concreto não é tão antiga quanto a de barro, porém isso não quer dizer que ela foi criada ontem; a primeira patente para esse tipo de telha foi registrada no ano de 1844, na Alemanha, por AdolfKroher.

Pode-se dizer que algumas de suas vantagens mais relevantes são:

  • Altíssima resistência; a telha de concreto aguenta até 240 quilogramas-força, sendo que e a de barro suporta “apenas” 130; logo, ocorre muito menos quebra e perda de material;
  • Baixa porosidade;
  • Encaixe perfeito; ao contrário das telhas de barro, as de concreto não precisam ir ao forno. Sendo assim, não deformam e conseguem encaixar com perfeição;

Já suas desvantagens são:

  • Nem sempre o seu preço é baixo;
  • Elas são mais pesadas que as telhas de barro, portanto requerem cuidado para ser instaladas e manuseadas;
  • Podem deixar o ambiente quente ou frio demais; as telhas de concreto são conhecidas por regular a temperatura do ambiente, porém isso é algo que só ocorre quando se coloca a cor correta de telha; as telhas claras são vantajosas a medida que repelem parte do calor, ajudando a deixar o local mais fresco, o que é ótimo em regiões quentes; as escuras, por sua vez, retém calor, deixando o local mais quente, sendo boas para regiões em que faz muito frio. Se você instalar uma telha equivocada para sua região, contudo, isso pode não funcionar bem e a sua residência pode acabar ficando quente ou fria demais.

PRECISA DE AJUDA? FALE CONOSCO!

Ficou interessado em telhas de barro ou concreto mas ainda está com dúvidas? Não hesite; entre em contato com a Lajoteiroe descubra qual é a melhor solução para o seu caso.

Somos uma empresa com ampla experiência de mercado, que há anos se dedica não apenas a telhas de barro e concreto, mas também a uma série de outros produtos, tal qual churrasqueiras pré-fabricadas, eucalipto tratado, lajotas, tijolo aparente e afins.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *