Telhado ou laje, qual a melhor opção?

01/mar

Uma dúvida bem comum entre as pessoas que estão construindo é: qual o tipo de cobertura utilizar? Laje ou telhado? Qual a melhor opção que trará conforto e ainda, um melhor visual para a construção e segurança? Cada uma das possibilidades contam com suas devidas características, no entanto, vale a pena conhecer um pouco de cada uma para uma melhor escolha.

As Lajes

As lajes é o tipo de cobertura mais utilizados na maioria das construções, no entanto, um de seus problemas é no momento da impermeabilização, algo importante para esse tipo de cobertura, caso contrário, com o tempo, infiltrações podem ocorrer.

Portanto, caso opte por uma laje, saiba que existem diversas maneiras de impermeabilização, como por exemplo: mantas, fibrocimento, pinturas impermeabilizantes e etc. No entanto, vale lembrar que sempre se faz a necessidade de uma manutenção periódica.

No caso de uma manta é preciso observar alguns detalhes para evitar problemas futuros e manutenções mais trabalhosas. A impermeabilização via manta, para ser bem instalada é necessário observar os caimentos corretos e também sua proteção mecânica, por isso a necessidade de contratar uma empresa especializada no assunto, podendo ser avaliado tanto em termos impermeabilizantes quanto eficiência térmica.

Apesar de contar com alguns pontos negativos para esse tipo de cobertura, como: peso sobre a estrutura e impermeabilização, saiba que esse tipo de cobertura possui pontos positivos que merecem destaque, como por exemplo: evita a verticalização da construção e ainda é possível criar espaços, caso tudo tenha sido perfeitamente planejado, um teto jardim, um terraço e etc. Vale destacar que, uma laje bem planejada pode proporcionar futuras instalações de outros cômodos sem qualquer incomodo.

Telhados

No Brasil o telhado compete de perto com as lajes. As telhas que compõem os telhados podem ser encontradas em diversos modelos e também produzidas com diversos materiais: naturais, coloridas, esmaltadas, recicladas e etc., além das telhas de cimento que se encaixam perfeitamente uma nas outras. Independente do tipo, todas precisam de um sistema de sustentação, em outras palavras, o madeiramento.

No mercado existem diversos tipos de telhas que variam conforme o desenho ou função da telha, como por exemplo: Portuguesa, americana, germânica, francesa, plan, colonial e etc. O que muda de um modelo para o outro é a forma da peça, a condução da água e seu encaixe. Para escolher qual o melhor tipo de telha para sua edificação, nada melhor do que observar a inclinação do telhado, as telhas portuguesas por exemplo, necessitam de 30% de inclinação, já as plan, 26%. Essa necessidade de inclinação pode influenciar na altura do telhado consideravelmente.

O sistema de sustentação do telhado é composto por terças (que é a parte mais robusta do telhado), são elas os responsáveis pela sustentação dos caibros que por sua vez, sustentam as ripas onde as telhas são encaixadas. Para um telhado bem sucedido, nada melhor do que adquirir produtos de boa qualidade e procedência, é a sustentação que garantirá um bom funcionamento do telhado.

Para proteger ainda mais os interiores, nada melhor do que uma subcobertura. Existem no mercado mantas que podem melhorar ainda mais a segurança de sua cobertura, evitando possíveis vazamentos e ainda ajudando no quesito térmico. As telhas já ajudam neste quesito, porém, devido ao seu custo baixo, as mantas são indicadas para melhorar os resultados positivos.

Metálicas

As telhas metálicas estão cada vez mais presentes nas construções brasileiras e podem ser encontradas tipo sanduiche, conjunto de duas telhas com isolamento térmico entre elas e também, as telhas simples. Os desenhos encontrados no mercado podem variar entre: telha forro, onduladas ou trapezoidais e, vale lembrar que cada esses desenhos possuem diversos desenhos onde cada um permite um determinado vão ou inclinação diferente.

As telhas metálicas podem ser de alumínio ou de ação e ainda contar com galvanização em seu acabamento, pintura eletrostática e etc, algo que depende do fabricante ou do restante do material a ser utilizado. As vantagens em optar por esse tipo de telha é a sua baixa inclinação e a leveza que poupa a estrutura e ainda a agilidade e facilidade na montagem.

Uma novidade bem interessante é a possibilidade de usar um substrato de borracha sobre as coberturas metálicas, a utilização desse novo material pode ajudar no crescimento de um jardim não acessível, para embelezar ainda mais a sua residência é claro.

Fibrocimento

Esse tipo era muito produzida na década de 80 e é mais conhecida como “telhas de amianto” uma opção com custo baixo para quem quer cobrir sua propriedade sem gastar muito. Apesar de serem menosprezadas por obras de alto padrão, são muito bem aceitas em pequenas obras e simples. Apesar que, vale lembrar que na década de 70, grandes construções foram erguidas com esse tipo de cobertura e foram muito bem admiradas, provando que não depende do material mas sim do projeto em questão.

Uma das vantagens desse tipo de cobertura é a facilidade de aplicação e o baixo custo, porém, é preciso ressaltar que, se não houver um planejamento prévio, o interior pode se tornar quente demais ou obter um aspecto simplório. Portanto, antes de iniciar seu projeto, nada melhor do que consultar um profissional.

Últimas observações

Além dos tipos de telhas citadas acima, existem outros e cada uma para um determinado proposito, por exemplo, caso queira um pouco mais de luminosidade nada melhor que as telhas translucidas, que permitem o aproveitamento da luz externa. Mas independente do tipo de cobertura que for utilizar em sua construção, nada melhor do que se garantir de todas as maneiras para que seu projeto não lhe dê dores de cabeça no futuro.

Por isso, planeje, consulte profissionais realmente gabaritados para realizar a sua obra e, na possibilidade de laje, estude uma maneira de, parcialmente ou total, utilizar telhado para uma melhor proteção de seu interior e ainda, dar ares de beleza para sua construção. E opte sempre por materiais de qualidade e de ótima procedência, no Lajoteiro, você encontra materiais de qualidade e valores acessíveis para garantir o sucesso de sua construção.

Comentários
1 comentários
  1. boa tarde : tenho um espaço de 5×5,0 e 5×6,0 gostaria de saber em media o que sai , mais barato com laje pre moldada . ou telhado aparelhado ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *