USO DA MADEIRA EM CONSTRUÇÃO CIVIL: MITOS E VERDADES

16/set
Categorias:

EXTRAINDO MADEIRA DE FORMA SUSTENTÁVEL PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL 1

Conforme já falado em outros textos aqui do blog, a madeira é uma das matérias-primas mais importantes para a construção civil.

O setor da construção civil, por sua vez, é um dos que tem maior expressividade econômica, não apenas no Brasil, mas sim no mundo.

Sendo assim, é seguro assumir que a extração da madeira ocorra em larga escala e que ela tem, portanto, potencial para causar um forte impacto ambiental se ela for feita de maneira equivocada.

Justamente por isso fazemos questão de tratar com frequência sobre esse assunto aqui no blog; a Lajoteiroé uma empresa que atua há décadas no setor de construção civil, sendo capaz, por isso, de compreender como poucas a importância do uso racional dos recursos que se encontram à disposição para que se tenha perenidade não apenas nos negócios, mas sim na vida.

Confira a seguir um breve texto no qual tratamos de alguns dos principais mitos e verdades acerca do uso da madeira pelo setor da construção civil.

É PRECISO ABOLIR O USO DA MADEIRA NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Antes de mais nada, desmitifiquemos uma questão: usar madeira em uma construção não é algo errado, que deve ser abolido; se feito da forma correta, trata-se de uma matéria-prima como qualquer outra, que pode ser usado sem maiores problemas.

O segredo, portanto, é saber usar.

Nesse momento, muitas pessoas se perguntam: mas como usar corretamente?

O primeiro passo é escolher o fornecedor correto — isso, aliás, nos leva ao nosso próximo mito.

MADEIRA É TUDO IGUAL

Não, ela não é.

Existem no mercado incontáveis tipos de madeira, inclusive algumas que causam impacto ambiental mínimo, por serem extraídas de áreas de reflorestamento, ou seja, que são propícias para essa finalidade, como é o caso do eucalipto tratado.

Para aqueles que não sabem, o eucalipto tratado é um dos insumos mais interessantes que estão à disposição daqueles que pretendem construir ou reformar.

Para começo de conversa, como seu próprio nome diz, ele é tratado; logo, ele é cuidadosamente preparado para não deteriorar com tanta facilidade quanto os demais tipos de madeira. Só isso já é suficiente para reduzir o impacto ambiental do uso da madeira; se ela dura mais, não será preciso trocá-la ou repará-la tão cedo.

Fora isso, há ainda a questão de sua origem; no caso da madeira vendida pela Lajoteiro, podemos confirmar sua procedência: ela vem de um viveiro cuidadosamente mantido, no qual trabalham mais de 1600 colaboradores.

Aqui temos mais um exemplo de sustentabilidade: a terra provê trabalho para essas pessoas e elas, em troca, cuidam da região, replantando as árvores que são extraídas de forma a garantir que o ciclo não se quebre.

APLICAÇÕES DO EUCALIPTO TRATADO

Vale ressaltar, ainda, que o eucalipto tratado é vantajoso à medida que ele é extremamente versátil; ele pode ser utilizado para construção de cercas, casas, quiosques, colunas, postes, áreas de jardinagem e uma série de outras estruturas.

FICOU INTERESSADO? FALE CONOSCO

Se você está construindo ou reformando e precisa de madeira, fale com a Lajoteiroe conheça o nosso eucalipto tratado; temos certeza de que você acabará não apenas com uma construção sólida e acessível, mas também uma consciência tranquila por ter feito a coisa certa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *