Tipos de lareiras

17/nov
Categorias:

Tanto as lareiras decorativas como as tradicionais tem ganhado seu espaço no mercado brasileiro, pois ambas tem suas vantagens e desvantagens e características específicas para atender as suas necessidades, confira abaixo:

Lareira tradicional: É o tipo de lareira mais antigo, geralmente vem pré moldada e é acendida com lenha. Ideal para locais que querem passar um ar mais retrô e rústico.

Vantagens e desvantagens: Ideal para quem quer gastar menos e ter uma boa experiência, além de uma rápida instalação.  O local onde irá ser instalada a lareira deverá ser apropriado e as pessoas devem manter uma certa distância quando estiver acesa, pois a fumaça emitida pela madeira queimada em um local pequeno ou com pessoas muito perto pode prejudicar a saúde.


Lareiras a gás, de parede: Elas podem ser associadas a toros imitando madeira e utilizam gás natural ou propano. Podem ser seladas e ter ou não um invólucro próprio. Elas permitem um uso limpo e com menos poluentes além de serem seguras se a selarmos a combustão.

Vantagens e desvantagens: O sistema de combustão selada tem uma montagem simples, mas para isso é necessária a ligação da lareira à rede de gás e montagem na parede exterior que precisará ser perfurada por conta do tudo de expulsão dos gases resultantes da combustão. Sendo assim, os custos iniciais podem ser elevados tornando-se uma opção mais cara. No entanto, devemos ressaltar a eficiência dessa lareira em aquecer o ambiente podendo agir como aquecedor de gás de parede.


Lareiras Elétricas: Esse tipo de lareira decorativa visa imitar as lareiras comuns, mas sem envolver riscos ou poluição direta, então costumam ser muito utilizadas quando há a necessidade de trazer a ambiência de uma lareira convencional.

Vantagens e desvantagens: Elas são fáceis de montar. Basta que a lareira fique no lugar conveniente para ligá-la à ficha elétrica. Caso seja uma lareira elétrica móvel a implementação fica ainda mais simples, bastando apenas garantir sua ligação à corrente. Um ponto negativo a ser ressaltado é o custo elevado de utilização.


Lareiras A Etanol Ou Usando Outro Álcool: Esse tipo de lareira, por vezes é chamado também de biolareiras ou lareiras ecológicas, porém trata-se de uma nomeação errônea. Utilizam gel a base de álcool e não são normalmente ventiladas. A instalação é fácil, os toros imitando lenha e outros elementos do sistema são simplesmente montados de forma que imite uma pequena fogueira.

Vantagens e desvantagens: A combustão de bioetanol produz quantidades negligenciáveis de fumo ou odores. Entre os aspectos negativos também ressaltamos o fato de os produtos que são à base de álcool terem um alto nível de inflamação.

E para adquirir materiais para sua lareira você pode contar com o Lajoteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *