Como conservar melhor seus tijolos à vista?

31/mai
Categorias:

Como conservar melhor seus tijolos à vista?
Paredes que possuem tijolos à vista, que se trata da parede que não foi revestida com reboco ou outro material de acabamento, deixam a casa com uma aparência rústica e vem sido, cada vez mais, adotada na hora de construir ou reformar ambientes, já que além da resistência, confere aconchego e um design atraente ao local.

Além disso, possui menor custo, comparado aos procedimentos que devem ser feitos para dar a estética final em paredes normais. Proporcionam também conforto térmico e acústico.

Os tijolos à vista estão presentes na arquitetura nacional desde os belos sobrados erguidos no século XX e é uma ótima opção não só para ambientes externos, mas também internos, trazendo elegância e versatilidade à sua residência.

Mas, como tudo existente, os tijolos à vista necessitam de manutenção para preservar sua qualidade e beleza ao passar do tempo. Mesmo sendo altamente resistentes, o material requer alguns cuidados.

Duas dicas para conservar tijolos à vista

1. Limpeza

Produtos como cal, lixívia, cloro, vinagre branco e, em casos mais sérios, amônia e ácido bórico vão, sem dúvidas, manter limpos os tijolinhos à vista. Primeiramente, não se esqueça que esses produtos devem ser dissolvidos em água para serem aplicados nos tijolos, que logo após, devem ser enxaguados, pois se secarem sem enxágue, podem ficar com um aspecto úmido e esbranquiçado.

Não permita que o mofo se estabeleça nos tijolos, podendo danificar a estrutura. Limpezas periódicas são a melhor solução para prevenir a ação de fungos, minimizando a incidência dos mesmos.

2. Impermeabilização

Os tijolos aparentes são mais porosos e, por esta razão, necessitam de cuidados constantes a fim de evitar os riscos de mofo, a umidade e as infiltrações. A impermeabilização, nesse caso, é uma ótima opção para proteger o material.
Atualmente, é possível encontrar no mercado diversos produtos impermeabilizantes com bases de verniz, resina e até silicone. Confira mais informações:

Verniz acrílico: indicado para ambientes internos e externos, podendo ser aplicado sobre diversos materiais como concreto aparente, fibrocimento e tijolos. O verniz proporciona um acabamento brilhante e transparente.

Resina acrílica: por ser um produto feito à base de solventes, as resinas proporcionam maior durabilidade. As resinas proporcionam um efeito brilhante, acetinado ou com menos brilho.

Silicone líquido: começou a ser muito utilizado ultimamente na construção civil e, geralmente, é o mais recomendado. O silicone penetra bem no tijolo sem alterar sua aparência. Por não formar uma película em sua superfície permite que o material fique poroso, facilitando assim a evaporação de líquidos.

A aplicação desses produtos exige que a limpeza seja feita anteriormente, prometendo ser rápida e prática, o que garante a durabilidade por muito mais tempo.

Seguindo os procedimentos de limpeza e manutenção corretos, você irá garantir a beleza, elegância e funcionalidade dos tijolos à vida, deixando o seu ambiente externo ou interno sempre com a aparência de recém reformado.

Ao decidir usar os tijolos à vista na reforma de seu ambiente, não se esqueça de recorrer a profissionais e produtos qualificados. O Lajoteiro, com 29 anos de experiência com tijolos de qualidade, trabalha com as melhores fábricas produtoras dos dois tipos: tijolo à vista autêntico – o rusticão ou o moderno tijolo aparente laminado. Ficou com dúvidas? Fale conosco!

Comentários
8 comentários
  1. Bom dia , mais minha casa e feita com tijolos avista ,qual produto ideal para passar para impermeabilização e manter o tijolos .Qual produto mais usado

  2. Estou fazendo um projeto em um casa antiga, onde as paredes foram construídas com tijolinho, estou pretendendo deixar uma parte da parede com ele aparente.

    preciso de um orçamento para ver se vale a pena mostrar essa opção ao cliente.

  3. Ola. Tenho uma casa na praia revestida com tijolo a vista e já necessita depois de 20 anos uma nova impermeabilização. Estou em duvida se uso impermeabilizante a base de água ou a base de solvente. Destes dois tipos independente do preço qual seria o mais apropriado?

  4. Passei silicone numa parede de tijolinhos a vista e alguns ficaram esbranquiçados. O tijolinho perdeu a cor original. Há como restaura-los ?

  5. Qual o melhor produto para tijolo aparente que não altere a aparência, mas proteja? Busco uma proteção com acabamento incolor fosco. E qual o melhor modo de aplicação? (Trincha, rolo, etc). É possível aplicar com moradores e animais de estimação morando no imóvel?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *