É POSSÍVEL UTILIZAR OS RECURSOS DA AMAZÔNIA DE FORMA SUSTENTÁVEL?

29/set

SAIBA QUAIS PRECAUÇÕES DEVEM SER TOMADAS NO RIPAMENTO DE TELHAS 2

Ao longo das últimas semanas os olhos do mundo tem estado no Brasil — ou, melhor dizendo, na Amazônia.

O motivo de tamanha atenção (e preocupação) da comunidade global é o alarmante número de incêndios que tem atingido essa região ao longo dos últimos meses; o número de queimadas aumentou exponencialmente no ano de 2019.

O governo acusa os empresários e até mesmo as ONG’s pelos incêndios; segundo eles, o primeiro grupo tem realizado queimadas com mais intensidade para criar pastos para o cultivo de gado e o segundo está fazendo isso para culpar o governo e pressioná-lo a criar medidas mais duras de proteção ambiental.

Já a população e boa parte dos demais países do mundo acusam o governo brasileiro, dizendo que ele está se omitindo e fraquejando no policiamento dessa região.

Seja qual for o caso, o que se sabe é que a Amazônia está queimando.

Sendo assim, é papel de cada um de nós fazer tudo aquilo que está ao nosso alcance para garantir que a floresta permaneça em pé.

Se você trabalha com construção civil, anime-se; há muito que você pode fazer se quiser proteger a Amazônia.

REAPROVEITAMENTO DA MADEIRA

Uma das melhores formas de garantir que o desmatamento fique sob relativo controle é utilizar os recursos que temos à nossa disposição com parcimônia e consciência.

No caso da construção civil isso se aplica principalmente a madeira.

Sem dúvida, poucos insumos são tão requeridos nesse setor quanto a madeira.

Dessa forma, é importantíssimo que esse material seja utilizado ao máximo de sua capacidade e, quando preciso, descartado corretamente — poucas pessoas sabem, mas a madeira advinda da construção civil pode ser reutilizada para uma série de finalidades, tal qual compostagem e até produção de chapas de MDF.

Se utilizarmos a madeira que temos à nossa disposição com moderação, a demanda fica sob controle, de forma que não haverá necessidade de que um número insustentável de árvores sejam derrubadas.

EDIFICAÇÕES SUSTENTÁVEIS

Outra alternativa válida para ajudar nossa floresta é investir em obras que são sustentáveis, como por exemplo aquelas que utilizam ao máximo os recursos naturais.

Um bom exemplo disso são as edificações com jardins verticais em sua fachada exterior; para aqueles que não sabem, esse tipo de estrutura deixa a edificação mais fresca, fazendo com que seja preciso utilizar com menos frequências de refrigeração — isso sem falar no fato de que elas ajudam a diminuir o impacto ambiental da edificação.

Além disso, há outras estruturas que podem ajudar uma edificação a agredir o planeta o mínimo possível, tal qual elementos vazados e blocos de vidro, por exemplo.

VAI CONSTRUIR OU REFORMAR? FALE CONOSCO!

Ficou claro que se você tiver consciência, os materiais certos e o apoio de bons colaboradores, é plenamente possível fazer a sua parte pelo meio-ambiente, correto?

Assim, quando for construir ou reformar, não hesite; entre em contato conosco.

Somos uma empresa que está há décadas no mercado de construção civil, portanto podemos dizer com relativa margem de segurança que entendemos um pouco de perenidade e crescimento sustentável.

Seja qual for a sua necessidade, portanto, entre em contato com a Lajoteiro!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *