Qual o melhor material para a utilização em postes públicos?

26/nov
Categorias:

 

Eucalipto postes publicos

Para quem tem interesse em reduzir custos e, de quebra, ajudar no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia e na redução de poluentes, o eucalipto tratado em auto-clave é uma ótima opção.

Na maioria dos casos, essa madeira é tratada pelo sistema vácuo pressão, submetendo-se à impregnação com preservativos, onde todo o ar é retirado e o imunizante é aplicado, para preencher fissuras e impregnar profundamente a madeira.

O tratamento a Auto-Clave é indispensável no caso da utilização do eucalipto na fabricação de postes, uma vez que a madeira estará em contato com o solo, sujeita a umidade ou a variações das condições climáticas. Assim, a certeza de que o material irá adquirir maior durabilidade aumenta consideravelmente.

Mas e quanto ao meio ambiente? Bom, entre as vantagens, pode-se considerar o consumo energético para a produção de um poste de eucalipto tratado, que é bem menor se comparado ao concreto, aço e alumínio, que consomem muita energia ao serem industrializados. Sem contar que você estará utilizando um material obtido de recurso natural, renovável e cultivado em reflorestamento, que atuará como seqüestrador de dióxido de carbono. E, ainda, os tratadores receberão benefícios de incentivo federal na aquisição de diversos produtos e materiais usados no tratamento da madeira, facilitação de aberturas de crédito e financiamentos com incentivos, para projetos de reflorestamentos, em geral.

Como já destacado aqui, um poste de Eucalipto Tratado em Auto-Clave, com sua base enterrada no solo, mesmo sem qualquer proteção extra, chega a durar até 40 anos ou mais, no entanto, é importante frisar, que um pilar, não tendo a base enterrada no solo, dura cem anos, ou até mais, dependendo das condições de manutenção. O tratamento em Auto-Clave agrega ao Eucalipto a durabilidade de uma boa madeira Nativa.

Os termos que garantem a boa qualidade dos produtos de uma Usina de Tratamento, inicialmente, muito curtos, atualmente, são de 10 ou até 15 anos, a contar da data da respectiva Nota Fiscal de Compra.

Um poste desse material apresenta maior resistência, permite maior espaçamento na construção de redes rurais – o que reduz o número de postes por quilômetro de rede -, dispensam o uso de equipamentos para operações de carga e descarga, operações de instalação e ainda reduzem o valor do frete, já que se acomodam melhor nos veículos, podendo ser transportados em quantidades até duas vezes maiores em relação a uma carga comum de postes de concreto. Existe uma quantidade bem maior de usinas produtoras, o que facilita a aquisição destes postes de madeira e diminue, consideravelmente, seus prazos de entrega, nas obras dos consumidores finais.

Portanto, se os postes da sua cidade estão velhos, defasados, e você procura uma boa opção para substituí-los, investir no eucalipto tratado em auto-clave é a melhor delas!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *