Principais modelos de telhas

13/set

Uma das partes mais importantes na construção de uma casa é o telhado, senão a mais importante! E para que a telha correta seja escolhida, é necessário avaliar seus variados tipos, suas serventias, até encontrar uma que se adeque ao uso pretendido. A Lajoteiro preparou este artigo para facilitar sua escolha.

Telhas Cerâmicas

Este tipo de telha também pode ser conhecido como “Telha de Barro”, e é um dos tipos mais comuns. Sua principal função é absorver temperaturas, fazendo com que a sensação térmica no cômodo se mantenha constante, sem esquentar ou esfriar demais.

A maior vantagem na escolha deste tipo de telha é que ela pode ser fabricada de acordo com as necessidades do projeto arquitetônico, modificando-se:

  • Encaixe;
  • Rendimento;
  • Inclinação.

Já a desvantagem em sua escolha é a durabilidade, já que as Telhas Cerâmicas necessitam de constante manutenção.

Telhas de Fibrocimento

Estas são as famosas “Telhas de Amianto”, que é um material que faz com que este tipo de produto seja durável e leve, além de ser possível criar telhas grandes, ou seja, menos telhas para a cobertura total de uma casa. A vantagem deste tipo é a variedade de instalação, não sendo necessário ter um teto totalmente inclinado. Já a desvantagem é a dificuldade em sua instalação e o fato de ela não ser termossensível, o que faz com que a absorção de calor aconteça frequentemente.

Telhas de PVC

A aparência da Telha de PVC imita as Telhas Cerâmicas, mas o material muda completamente. Sua principal vantagem é o isolamento térmico, que se alia ao custo-benefício e faz com que sua escolha resulte em uma economia.

Telhas Esmaltadas

Esta é uma das mais conhecidas no mercado, isto porque é extremamente bela, e seu acabamento é feito com vítrea colorida, que apresenta:

  • Diversidade de cores;
  • Durabilidade;
  • Resistência;
  • Capacidade de dupla-face.

Telhas de Concreto

Este modelo entrou no mercado de telhas recentemente, e seu sucesso se dá ao conforto térmico e variedade de formas e cores, a depender da escolha de cada cliente. Seu uso necessita de resina para impermeabilização, já que ela possui a superfície porosa.

Telhas de Vidro

As Telhas de Vidro propiciam iluminação natural ao ambiente, o que reduz os gastos com energia consideravelmente. Sua única desvantagem é a fragilidade, como as Telhas Cerâmicas.

São parecidas com as Telhas Transparentes, mas estas são feitas com fibra de vidro.

Telhas de Zinco

Estas são as famosas telhas galvanizadas, especiais por serem capazes de resistir ao tempo. A principal desvantagem na escolha de Telhas de Zinco é a necessidade de instalação de um forro ou laje em conjunto, pois ela reproduz barulhos de chuva e a isolação térmica não é suficiente por si só.

Telhas Shingle

Estas são as mais utilizadas em casas norte-americanas, que tem sua estrutura feita quase que totalmente de madeira. É feita de massa asfáltica, o que colabora com sua beleza e a faz ser capaz de se inclinar em qualquer ângulo.

Telhas Ecológicas e PET

Estas telhas são produzidas com materiais recicláveis, seja em fibra vegetal ou garrafas, o que as torna sustentáveis, com alta resistência e baixa manutenção.

Telhas de Polipropileno

Sua fabricação se dá a partir de resinas feitas para aumentar a taxa de luz que o material absorve (até 70%), e garante que seus moldes sejam feitos em qualquer formato.

Formatos de telhas

As opções de modelos são inúmeras, no momento da escolha, considere a escolha de acordo com o local da instalação, a região e as necessidades. Os encaixes e relevos se acomodam de acordo com seu formato, e devem ser escolhidos para que a fixação seja permanente.

  • Telha Romana: É plana e possui encaixe simples.
  • Telha Francesa: Suas bordas são feitas de relevos, e o encaixe se acomoda facilmente em outras telhas.
  • Telha Portuguesa: Possui formato de balão e seu encaixe é simples.
  • Telha Plan: É reta e lembra a estética colonial, seu encaixe é simples.
  • Telha Colonial: É côncava, e sua instalação se dá uma atrás da outra, invertidas.
  • Telha Termoplan: Camada dupla e encaixe dinâmico.
  • Telha Germânica: É a única completamente reta, se assemelhando ao formato das escamas de peixe.

Agora ficou fácil decidir qual telha e formato é ideal para sua casa! Consulte a Lajoteiro para mais dicas e orçamento completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *