Tipo de lajotas

16/jun
Categorias:

Encontradas em diversos formatos e tamanhos, a lajotinha, a lajota, ou o lajotão são compostas de matérias primas naturais argilosas que compreendem diversos tipos de argilas com diferentes características, as quais proporcionam a composição desejada e são a base da cerâmica. A lajota tradicional traz no berço a história do revestimento cerâmico é um produto muito antigo, o primeiro exemplo de seu uso para colorir e decorar superfícies, data da civilização babilônica, isto é, do século 6 A.C.

Hoje, a necessidade de se adaptar para um colonial rústico mais delicado, uma adequação aos novos espaços, daí a preferência por materiais com medidas menores e desenhos mais sofisticados para atender a exigência de um consumidor moderno e ao mesmo tempo rustico.

Para que você tenha um melhor entendimento, apresentamos alguns modelos de lajotas:

Minerais duros

As lajotas podem ser diferenciadas pelos minerais que as compõem: duros ou suaves. As compostas de minerais duros, que são mais duráveis e podem suportar mais peso devido à sua resistência, oferecem um produto melhor e mais durável. Alguns tipos podem ser impermeáveis, como os de granito e ardósia. O basalto, o gnaisse e o mármore também são exemplos de lajotas compostas de minerais duros. Algumas lajotas contendo minerais duros, entretanto, não são impermeáveis, mas ainda assim são resistentes e duráveis, como o arenito.

Minerais suaves

Lajotas compostas de minerais suaves são mais pedras mais porosas e, portanto, não são impermeáveis. Logo, elas não devem ser usadas em degraus em áreas que exigem impermeabilidade, ou em áreas de índices elevados de precipitação (grande quantidade de chuva ou neve). Algumas lajotas compostas de minerais suaves incluem o calcário e o arenito. As pedras contendo minerais suaves são mais suscetíveis a rachaduras do que as contendo minerais duros, portanto considere esse fator ao usar materiais como o calcário e o arenito.

Outros tipos de lajotas

Qualquer pedra natural que possa ser cortada facilmente pode ser usada para fazer lajotas. Portanto, embora o granito, o calcário e o arenito possam ser cortados facilmente, outros tipos de pedras menos comuns também podem ser usados para fazer lajotas. Algumas pedras naturais nativas de áreas de pedreira que atendam suas necessidades paisagísticas podem ser incluídas nessa lista.

Caso queira encontrar as melhores opções de lajotas, procure a Lajoteiro, uma empresa com anos de experiência e confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *